Poster para LINCOLN impressiona pela irrelevância
Chegou o póster do último filme de Steven Spielberg e indica, como se teme aqui nestas partes, que tome por garantido o interesse e fascínio do público, sem propriamente fornecer nada de novo.
Não sabemos ao certo se será um novo olhar sobre a figura icónica da presidência dos EUA, um dos grandes defensores dos direitos civis na nação dos bravos e livres, ou se será apenas mais um retrato laureado da tão amada alma virtuosa.
O póster é completamente simbólico no sentido que apela à sobriedade do mandato, e vida de Lincoln, mas não apresenta qualquer brilho estético. Tememos que um filme que parta de uma figura tão conhecida e já naturalmente valorizada, que nunca encontra contestação no seu mérito, não fuja muito do defeito do póster, uma completa devoção aos paradigmas de louvor a que Hollywood habituou as suas audiências, escolhendo sempre como alvos das suas biografias figuras cuja virtude é incontestável.
Não nos agrada isto, nada mesmo. O que nos resta mais conhecer sobre Lincoln que não seja redundante? Não há outras figuras na história mundial à espera de serem chamados para a ribalta? Afinal quantas vezes mais vai a audiência gastar dinheiro para ver a mesma história?
Nada mesmo.
Filipe Santos