Looper

Olha-te ao espelho

Looper chegou, o tão anunciado Messias da ficção científica do século XXI, a segunda vinda de Blade Runner. Menos angustioso que Primer, mais embrutecido que Moon, encontra-se mais próximo do filme de Duncan Jones por ser muito mais um drama com elementos de sci-fi do que um filme integral de ficção-científica.
A história é completamente clássica, a viagem de Joe (Joseph Gordon-Levitt), um “looper”, um assassino profissional encarregado de eliminar alvos do futuro que acaba por se deparar com uma vítima que é o seu Eu Futuro e que, infelizmente, deixa escapar, colocando-se na mira do sindicato criminoso para quem trabalha.

O universo é do mais pessimista e atenciosamente realista que podíamos pedir: no mundo de Looper a telekinese é uma mutação inútil e apta apenas para truques de engate; a cisão entre ricos e pobres criou um fosso impossível de passar; a poluição é dominante, sendo o smog um adereço habitual nas metrópoles; as drogas estão à disposição de todos; a economia atingiu níveis de inflação tormentosos; a população é maioritariamente pobre e há uma epidemia de vagabundos e miséria que torna o homicídio em defesa da propriedade completamente justificável.
Agradável, não? O mais assustador é o filme conseguir imprimir tão bem a ideia de uma sociedade que se conseguiu adequar perfeitamente a esta realidade, que vive com desplante sensação de passividade, aceitando estas circunstâncias de caos residente como habituais. Em tempos de crise, a falta de contestação poderá contaminar todo o mundo e Johnson foi esperto a escolher representar não a possível revolução social, mas o perigo do hábito ao mal-estar que se torna cada vez mais comum na história da humanidade.

Anúncios

About ossosborea

Como nunca estive legalmente empregado, não posso dizer que estou a um passo do desemprego, mas só com o tempo livre presumido de alguém nesse estado poderia criar este espaço. Bem-vindos e demorem-se, espero que...

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: