Crítica “Breaking Dawn Part 2”

Lamento a demora mas o cinema é mais barato à quarta-feira…


Terminei a mais recente saga de adaptações young-adult (sinónimo: literatura mansa) de fantasia. Twilight é conhecido mundialmente por trazer novo fôlego ao conceito do vampiro como uma personagem de ficção a explorar, romantizar e tornar apelativa novamente.
Este renascimento implicou transformar esta criatura habitualmente concebida como monstruosa, ou tragicamente bela, num ser puramente estético segundo padrões de moda e um ícone dos corações de milhões de adolescentes e donas de casa desesperadas. Esse mesmo ícone dos sonhos românticos também teve sucesso ao atormentar a mente de gente sã, coerente e acima de tudo, em devastar os mais puristas ao conseguir destruir todo o legado erguido por grandes como Bram Stoker, Rice, Murnau e Browning.
Isto porquê? Porque subverteram e modificaram alguns dos atributos mais característicos dos bebedores de sangue? Os vampiros podem brilhar, meus amigos. Afinal, são figuras lendárias, não tem existência factual…é só bastante piroso ver isso acontecer.
Não, apenas porque representam elementos fantásticos com uma proximidade demasiado facciosa, e claramente submissa a romantismos populares e padrões adolescentes.
Claro que o último capítulo desta triste saga teria que acabar em rigor com o material de base, um festival de pirosice, má escrita e corpos exangues.

Anúncios

About ossosborea

Como nunca estive legalmente empregado, não posso dizer que estou a um passo do desemprego, mas só com o tempo livre presumido de alguém nesse estado poderia criar este espaço. Bem-vindos e demorem-se, espero que...

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s